top of page

O que fazer

A Praia do Espelho é o destino dos sonhos para quem busca relaxar diante do mar da Bahia. Uma das melhores praias do Brasil e, por vezes, eleita uma das mais bonitas do mundo.

 

Praia do Espelho (Curuípe)


A Praia do Espelho, também chamada de Curuípe, é a principal faixa de areia da região, onde está grande parte dos restaurantes, quiosques e pousadas que recebem os turistas. O “agito” se concentra em um curto trecho do mar, mais à esquerda. Para ver a Praia do Espelho mais tranquila, basta caminhar para a direita, onde a praia se torna cada vez mais selvagem e preservada. Um espetáculo de visual, que agrada a todos os amantes de praias desertas.

 



Praia dos Amores (Setiquara)


Além da Praia do Espelho, outras duas porções de areia vizinhas merecem a visita. E de tão coladas que são, é até difícil definir onde começa uma e termina a outra. Para ir além do Espelho, basta andar para a esquerda rumo à Praia dos Amores (também conhecida como Setiquara). Na maré baixa, Amores e Espelho se unem e viram uma só praia. Entretanto, na maré alta, o mar fecha a passagem de rocha entre as duas, e a Praia dos Amores fica isolada, com acesso apenas pela trilha no alto da falésia (de onde se tem linda vista para o mar).

 



Praia do Outeiro


Seguindo a faixa de areia rumo à esquerda, logo depois da Praia dos Amores, você encontrará a Praia do Outeiro. Com menos falésias e mais coqueiros, a Praia do Outeiro é a última antes de chegar à Praia da Barra do Rio dos Frades, já em Trancoso. Para quem está no Espelho e deseja se isolar um pouco mais, a Praia do Outeiro é ótima pedida. Vale a longa caminhada e uma paradinha para relaxar. A caminhada até a Praia do Outeiro é mais recomendada na maré baixa, já que na maré alta alguns trechos ficam quase 100% dentro da água, o que torna o passeio não tão fácil.

 



Mirante da Praia do Espelho


Ao caminhar pela Praia do Espelho e pela Praia dos Amores, não perca a chance de ver as duas do alto. O visual é incrível, especialmente na maré baixa, quando é possível ver as nuances do mar, com cores entre azul e verde. É possível subir ao topo das falésias pela escadaria do condomínio do Outeiro e um pouco mais adiante, rumo à Praia do Outeiro. Ambos são lindos!

 



Caminhada do espelho rumo a Trancoso ou Caraíva


Quem ficar na Praia do Espelho por mais tempo poderá se aventurar em lindas caminhadas à beira-mar. O passeio é especialmente interessante na maré baixa, quando a faixa de areia é mais longa e o mar forma incríveis piscinas naturais. Você poderá escolher entre os percursos rumo a Trancoso ou Caraíva, sendo que ambos oferecem praias espetaculares, algumas entre as melhores praias da Bahia.
 

 


Trilha da Praia do Espelho até Trancoso


Serão 18 km de trilha entre Trancoso e a Praia do Espelho, sempre à beira-mar. O passeio começa com a Praia do Espelho, Praia dos Amores e Praia do Outeiro. Logo na sequência, você encontrará o Rio dos Frades, que dá início às praias de Trancoso, a começar pela bem preservada praia do Rio dos Frades. O visual é cercado de mar transparente e enormes árvores de mangue. Uma paisagem bem distinta e que vale o percurso.
 


Trilha da Praia do Espelho até Caraíva


A caminhada da Praia do Espelho até Caraíva é bem mais curta, se comparado ao trajeto rumo a Trancoso. Serão apenas 10 km até a vila de Caraíva, com direito a paisagens espetaculares no caminho. O percurso começa na Praia do Espelho e segue rumo ao sul, passando pela Praia da Juacema, Lagoa do Mucaba, Praia do Satu, Praia do Camarão e, finalmente, a travessia do Rio da Barra para chegar à vila de Caraíva. Parte inicial do percurso da trilha do Espelho para Caraíva é pelo alto das falésias, o que rende visual ainda mais lindo ao passeio!

 



Piscinas naturais na Praia do Espelho


Para ver o mar como um espelho de fato, é preciso ter condições perfeitas de vento, maré e sol. É um visual um pouco raro, mas, sem dúvida, maravilhoso. As piscinas naturais que deram fama à Praia do Espelho aparecem na maré baixa, especialmente nas luas nova e cheia, quando a maré tem maior variação, e as piscinas naturais ficam ainda mais bonitas. Na maré alta, apesar das praias continuarem lindas, elas não estarão com piscinas naturais.

02.png
bottom of page